MAPA DO SITE  

 
 

Bombinhas SC- Matriz e Base de Mar (47) 3369-2119 / Curitiba PR - Filial Batel (41) 3343-6040 Loja Virtual de Mergulho Patadacobra Patadacobra no Facebook   Siga a Patadacobra no Twitter     Mergulho Virtual no Youtube

 

Patadacobra Escola de Mergulho em Bombinhas e Curitiba

 

Go Dive

  CURSOS PADI MERGULHO E TURISMO IDC - GO PRO VEJA SUA FOTO
Curso de mergulho PADI em Bombinhas ou Curitiba é na escola Patadacobra Agende sua saída para mergulho em Bombinhas - Ilha do Arvoredo com a Patadacobra Curso para instrutor de mergulho na Patadacobra Mergulho a partir de 8 anos na Patadacobra
   PISCINA AQUECIDA SAÍDAS DE BARCO FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOSSOS ÁLBUNS

Home  Quem Somos  Bombinhas Base e Matriz Curitiba Filial Arvoredo Tarifário Formulários Localização Contato O Tempo em Bombinhas FAQs

PATADACOBRA ESCOLA E OPERADORA DE MERGULHO - programa NEWS cadastre-se aqui

 

TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE MERGULHO

                 Índice

- É fácil aprender a mergulhar?

- Por onde começar?

- O que é equipamento SCUBA?

- O que é a PADI?

- O que é o mergulho experimental (batismo Submarino)?

- Quanto tempo demora para se aprender a mergulhar?

- Aprender a mergulhar custa caro?

- Mergulhar é seguro?

- O que  acontece se houver uma emergência?

- Devo ter o meu próprio equipamento?

- Quanto tempo dura o ar de um cilindro?

- Qual a idade mínima para se começar?

- E quanto aos tubarões?

- Devo ser um bom nadador?

- Existe algum tipo de restrição médica que me afaste do mergulho?

- Eu posso ter problemas com o ouvido na piscina?

- O mundo subaquático é frio?

- O que eu posso fazer depois de ser certificado?

- Quais as possibilidades disponíveis para cursos de extensão?


É fácil aprender a mergulhar?

Aprender a mergulhar não é difícil, mas como toda nova atividade, exige que o aluno aprenda algumas técnicas e procedimentos. Aprender a mergulhar é uma gratificante experiência, mas lembre-se: você não aprenderá tudo de uma só vez. Somente a prática e o aprimoramento tornará você um bom mergulhador.

  Volta ao índice


Por onde começar?

Você tem muitas opções por onde começar, levando em conta a sua idade e o que você pretende do mergulho. Os programas disponíveis para iniciantes são: Para crianças entre 5 e 10 anos - SASY, Bublemaker, e Seal Team . A partir de 10 anos Discover Scuba Diving,  Scuba Diver (é o curso básico parcial)  Open Water Diver (curso básico com certificação internacional PADI).

Volta ao índice

 

O que é equipamento SCUBA?

Abreviação de "Self Contained Underwater Brethig Aparatus", dá origem a palavra SCUBA, que é nada mais que o conjunto de cilindro, regulador, colete equilibrador e manômetro.

Volta ao índice


O que é a PADI?

A PADI, Professional Association of Diving Instructors, é a maior organização de treinamento de mergulhadores do mundo. A PADI cria programas, materiais e padrões de treinamento, monitora suas qualidades, certifica instrutores e fornece serviços de apoio para membros profissionais da PADI. O profissionalismo dos instrutores, centros de mergulho e resorts da PADI fizeram das certificações da PADI as credenciais de mergulho mais respeitadas e cobiçadas do mundo. Você pode ter certeza de que sua certificação será reconhecida praticamente em qualquer lugar onde você mergulhar e que a reputação da PADI a respaldará.

Volta ao índice

saiba mais>>


O que é o mergulho experimental (Batismo Submarino ou Discover Scuba Diving)?

O mergulho experimental, também chamado de batismo submarino, é uma experiência voltada para que você possa experimentar as emoções do mergulho autônomo.

Partindo do principio que praticamente a totalidade das pessoas pode mergulhar a maioria dos centros de mergulho ou operadoras de turismo submarino como a Patadacobra Adventures, tanto no Brasil como no exterior, desenvolveram programas para proporcionar um seguro e gratificante mergulho para qualquer um que desejar. Todos podem vivenciar o quanto é fácil e prazerosa a respiração e a visão subaquática. Para saber mais veja:  Discover Scuba Diving no setor de cursos para iniciantes

Volta ao índice


Quanto tempo demora para se aprender a mergulhar?

Isso depende, mas em geral, você receberá cerca de 8 a 10 horas de instrução, além dos dois dias de mergulhos no mar. Na Patadacobra o curso Open Water Diver está disponível em duas formas: modo intensivo 3 dias ou modo normal 4 dias, podendo ser consecutivos ou não e sem a necessidade de formar turmas. Alguns optam pelo  treinamento durante os finais de semana.  O tempo e o dinheiro que você gasta no início da atividade é o mais importante para o seu futuro de mergulhador. Mesmo que pareça alto no início, comparado ao que você vai gastar ao longo dos anos de atividade é irrisório. Fazer economia nesta fase, na maioria das vezes traz, no mínimo, grandes frustrações.

Na nova dinâmica do ensino do mergulho internacional, é recomendado que o aluno de mergulho receba o material didático do seu curso antes de iniciar a parte prática. Com isso ele pode fazer o seu estudo independente de acordo com sua disponibilidade e vontade, em sua casa ou trabalho. Tanto a leitura do manual como ao assistir o DVD do curso Open Water Diver, fornecido no kit do material didático irão proporcionar ao aluno uma perfeita interação de todo o conteúdo do curso. E, para está  etapa a Patadacobra disponibilizará o nosso Suporte de Instrutor On-line que, entre outras funções, poderá corrigir as suas revisões de conhecimentos do manual. A etapa de estudo independente garante um melhor desempenho e otimização de tempo nas partes práticas de cada curso.

Mergulhar é uma maneira maravilhosa de escapar do estresse diário e relaxar. O processo de aprendizagem é muito divertido e não requer experiência. Durante o curso você terá contato com diversas pessoas que também estão lá em busca de aventura. Não esqueça: o mergulho é, antes de tudo, uma atividade social.                                        

Volta ao índice

 

 


Aprender a mergulhar custa caro?

Não exatamente. Custar caro é um termo relativo e, naturalmente, isto vai depender de onde você mora, que tipo de curso vai escolher e que tipo de equipamento você vai comprar. Os instrutores da Patadacobra aconselham a comprar máscaras, nadadeiras e snorkels de boa qualidade, uma vez que um bom equipamento dura vários anos. Eles também orientam sobre que tipo de equipamento você deve usar, tanto sobre aqueles oferecidos durante os treinamentos, quanto nas aulas de mar, além de dar uma idéia do custo total se você se interessar pela compra de todo o equipamento próprio. Antes de começar o curso, converse com o nosso pessoal de atendimento e anote os custos de tudo. Desta maneira você não terá nenhuma surpresa quando decidir começar o treinamento. O importante é que você perceba a diferença entre custo e valor. Na maioria das vezes, custos baixos estão associados a cursos de baixa qualidade. Não se esqueça que os centros de mergulho merecem e necessitam ter lucro para continuarem prestando bons serviços aos mergulhadores. 

Volta ao índice

 

 

 

   

   Nosso Tarifário


Mergulhar é seguro?

As modernas técnicas de treinamento da Patadacobra/PADI foram desenvolvidas durante décadas a fim de garantir que o sistema educacional possa produzir mergulhadores com segurança. Por causa disto, a atividade de mergulho pode ser considerada uma das mais seguras. O equipamento, o treinamento, e os instrutores de qualidade tornam esta atividade o mais seguro possível, mas você é parte importante do sistema. A segurança do mergulho está diretamente ligada ao nível do investimento, seu e de seu centro de mergulho em equipamentos e treinamentos. A patadacobra está classificada na categoria mais completa como centro de mergulho. Nos somos um "PADI Five Star Instructor Development Dive Resort". Essa classificação é sinônimo de qualidade e muita responsabilidade em função de você.

Volta ao índice


O que acontece se houver uma emergência?

Caso isso ocorra, os alunos não precisam se preocupar pois eles estão em boas mãos. Todo instrutor Patadacobra / PADI certificado é obrigado a ter em seu currículo o curso de RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e primeiros socorros. Muitos instrutores possuem treinamento avançado em medicina e know how suficiente para lidar em situações de emergência. Durante as aulas no mar, os instrutores devem carregar um kit de primeiros socorros e rádio para comunicação entre o barco e a base na terra.

Nós da Patadacobra possuímos um plano de emergência e os telefones úteis para qualquer situação. Mas fique tranqüilo, segundo as estatísticas internacionais você está tão propenso a um acidente no mergulho amador quanto jogando boliche.

  Volta ao índice

 

Diversão e segurança

 
 

Para aprender como lidar com problemas potencialmente complexos relacionados ao mergulho, planeje cursar o  programa Mergulhador de Resgate da Patadacobra / PADI. A maioria dos mergulhadores menciona este curso como um dos mais recompensadores que fizeram.

 
     

Devo ter meu próprio equipamento?

Muitos mergulhadores possuem o próprio equipamento, entretanto alguns preferem esperar até o obter o certificado para só então comprar o equipamento completo. A Patadacobra irá orientá-lo à medida em que você passe a mergulhar regularmente, ganhe experiência e se interesse pelas várias especialidades do mergulho, tais como naufrágios, foto sub, entre outras. É claro que você deveria adquirir o equipamento básico, ou seja, máscara, nadadeira e snorkel, desde o começo, porque estes itens são pessoais e essenciais para o treinamento básico. Uma boa roupa de neoprene é outro item que é aconselhável adquirir o quanto antes. Enquanto sua pesquisa progride você poderá alugar os equipamentos. Aproveite também a promoção da Patadacobra que oferece 10% de desconto para todos os seus alunos na compra de equipamentos em suas lojas de Curitiba e Bombinhas.

Volta ao índice

 


Quanto tempo dura o ar de um cilindro?

A maioria dos iniciantes não tem idéia que o cilindro de mergulho é carregado com  ar comprimido, seco e filtrado, e não oxigênio. Quanto ao tempo de mergulho que você poderá realizar com ele, isso é muito variável. Depende de vários fatores, como profundidade, nível de experiência e da condição física do mergulhador.Para ter uma idéia digamos que um mergulhador com uma pequena experiência, depois do curso e em condições consideradas normais, usando um cilindro padrão, teria aproximadamente 50 minutos de autonomia a uma profundidade média de 12 metros.

  Volta ao índice

 


Qual a idade mínima para se começar a mergulhar?

O aluno deve ter no mínimo 10 anos para obter o certificado OPEN WATER DIVER JUNIOR (curso de mergulho autônomo básico júnior)  Atualmente existem programas especiais para crianças experimentarem o equipamento SCUBA como os programas SASY, Bublemaker, e Seal Team . Nestes programas eles devem estar sempre acompanhados de um instrutor, ou assistente de instrutor.

Não existe limite máximo de idade. Muitos pessoas começaram depois dos 60 anos.

Volta ao índice

 


E quanto aos tubarões?

A probabilidade de você ser atacado por um tubarão é muito remota. Existem centenas de minúsculas criaturas no mar muito mais fáceis de serem consumidas do que seres humanos. Além disso, algumas espécies de tubarão não são encontradas com tanta facilidade, e para que eles ataquem um mergulhador, é preciso que sejam provocados. Na costa brasileira, dificilmente encontramos tubarões, exceto em alguns pontos, como no litoral do nordeste e em Fernando de Noronha. Os ataques nestas regiões nunca são contra mergulhadores mas sim a banhistas e surfistas que ficam na superfície.

Além disso, em vários lugares existe a programação para mergulhar junto com tubarões de maneira segura com acompanhamento de pessoal treinado para esta atividade.

Volta ao índice

 


Devo ser um bom nadador?

Você tem que se sentir a vontade na água . O instrutor fará uma avaliação de aquaticidade na primeira aula pratica. O mais importante para o mergulho é que você aprenda a tirar proveito do uso dos equipamentos. Por exemplo, você consegue atingir flutuabilidade positiva simplesmente com o uso do equipamento básico e no caso de estar usando um traje de neoprene é praticamente impossível conseguir afundar sem o uso de um sistema de lastro.

Volta ao índice


Existe algum tipo de restrição médica que me afaste do mergulho?

Antes de começar o treinamento, o aluno responde a um questionário médico onde ele e o seu instrutor avaliarão se é necessário exame médico . O questionário informa ao instrutor as condições médicas do aluno. Existem diversos itens que podem proibir uma pessoa de praticar o mergulho, entre eles podemos citar a epilepsia, infecção crônica do ouvido, enfisema, doenças no coração, hemofilia, claustrofobia, depressão e doenças relacionadas ao uso de drogas e álcool.

Existem outras contra-indicações, chamadas de temporárias, que podem adiar o início do curso.

Desafios limitados, não limitados por desafios.

Pessoas diferem em seus talentos e pontos fortes, limites e pontos fracos  os cursos da Patadacobra/PADI têm versatilidade para acomodar tais diferenças, inclusive as oriundas de desafios físicos e intelectuais. Isto torna a atividade de mergulho acessível à gama mais ampla de pessoa possível, sem comprometer os requisitos necessários para mergulhar com segurança. Por isso também oferecemos o curso para pessoas especiais.

Volta ao índice

 

 

 

 


Eu posso ter problemas com o ouvido na piscina?

Algumas pessoas acreditam que quando o ouvido começa a doer na piscina, eles não podem mais mergulhar. Isto não é necessariamente verdade. Algumas pessoas sentem este desconforto enquanto tentam equalizar a pressão do ouvido durante a descida. Equalizar a pressão do ouvido é uma parte fundamental do treinamento, sendo uma das primeiras lições do curso. Caso você não consiga equalizar a pressão, provavelmente existe algum problema. Recomenda-se, então, procurar um médico.

  Volta ao índice


O mundo subaquático é frio?

Alguns pontos de mergulho possuem água morna o bastante para usar apenas uma roupa fina. Outros locais requerem o uso de roupas um pouco mais grossas para proteger do frio e da abrasão, por exemplo, dos recifes de coral.

As roupas de neoprene, inteiras ou de duas peças, oferecem uma excelente barreira térmica.

Volta ao índice


O que posso fazer depois de ser certificado?

Muito. Basta lembrar que três quartos da superfície do planeta são cobertos pela água e existem diversas possibilidades em todos os cantos do mundo. O certificado é o seu passaporte para grandes aventuras no maravilhoso mundo azul. Mas você não precisa sair do Brasil para mergulhar. Existem diversos pontos de mergulho ao longo do litoral. Podemos citar, entre outros,  Arvoredo, Fernando de Noronha, Abrolhos, Ilha bela, Angra dos Reis, Búzios, Arraial do Cabo, Parati, Recife, Salvador e outros. Fora do Brasil podemos citar o Caribe, Mar Vermelho e algumas ilhas do Pacífico.

Como você já pôde perceber, mergulhar é uma atividade global. Existem centros de mergulho espalhados por todo o mundo, que oferecem a oportunidade para você desfrutar raros momentos de grande beleza. Todos esses centros possuem uma lista dos pontos de mergulho mais próximos, além de organizar excursões especiais a lugares exóticos. Eles também oferecem opções de  mergulho avançado e outras especialidades (foto sub, noturno, naufrágio, por exemplo). A Patadacobra também atua como Agência de Viagens. Teremos o máximo prazer em poder orientá-lo e fornecer cotação para as suas próximas viagens. O nosso setor exclusivo para isto é : Turismo & Viagens

  Volta ao índice

 

 

 


Quais as possibilidades disponíveis para cursos de extensão?

A Patadacobra oferece uma enorme gama de cursos para a sua educação continua  mergulho é uma atividade multinível e a certificação inicial é apenas a licença para aprender. Muitos mergulhadores se sentem atraídos por novas oportunidades e querem sempre aprender mais.

Para os novos mergulhadores, certificados no curso básico da Patadacobra, o próximo passo de treinamento e certificação recebe o nome de Programa Adventure In Diving.

Este programa de treinamento é desenhado para reforçar o que foi aprendido no curso básico e aumentar a sua experiência nos mergulhos em águas abertas, além de introduzir o mergulhador em áreas específicas como orientação subaquática, mergulho noturno, profundo,  busca e recuperação, naufrágio, identificação de peixes, foto sub e muitos outros.

É bom lembrar que os mergulhos de aventura ou  o Curso Avançado são pré-requisitos para muitas especialidades.

Os cursos de especialidades PADI que você irá fazer vão depender das áreas de seu maior interesse. Profundo, noturno, foto sub, vídeo sub, naufrágio, mergulho de resgate, mergulho com nitrox, biologia  marinha, naturalismo subaquático são alguns dos exemplos. A sua educação contínua não deverá parar somente nesses cursos. A leitura de revistas, participação em seminários também são de extrema importância. Lembramos ainda que você poderá construir uma carreira profissional no mergulho amador, através dos cursos de Divemaster, Assistente de Instrutor e Instrutor. Sobre essa alternativa de tornar o mergulho uma profissão consulte o Programa GO PRO da Patadacobra/PADI, as possibilidades são muitas.


 

Então já decidiu? Parabéns! Você está preste a entrar na mais excitante aventura da sua vida. Você irá se tomar um futuro mergulhador. Ser um mergulhador fará você ingressar num mundo novo. Este é o seu passaporte para aventuras em qualquer lugar do planeta. Mergulhar é uma atividade que pode ser realizada junto com os amigos e, certamente, pode ser uma grande fonte de novas amizades.

Volta ao índice

 

 

 

 

 

 

Restou alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo e envie para nosso pessoal de atendimento, logo retornaremos com a sua resposta!

Nome:       

Cidade:        Estado:

Seu Email:  

Telefone para contato (com ddd): (opcional)       Horário de preferência:

Digite sua mensagem:

Gostaria de receber  informativos da Patadacobra, com promoções e ofertas? Sim    Não  

  

 
 
 
 

MAPA DO SITE

Patadacobra no Facebook   Siga a Patadacobra no Twitter     Mergulho Virtual no Youtube

volta ao topo    

 HOME

 
 

Patadacobra Mergulho & Turismo
Centro de Mergulho e Desenvolvimento de Instrutores PADI 5 Estrelas
Nossos Endereços:
Matriz e Base de Mar
Rua Castanheta, 62 - Esquina com a Rua Cascudo - Centro - Bombinhas - Santa Catarina - Brasil
Correspondência - Caixa Postal Nº 41 - CEP 88215-000
Telefone/Fax: +55 (47) 3369 2119 ou +55 (47) 3369 2257
---------------------
Filial Curitiba Batel
Alameda Dom Pedro II, 699 Loja 04 - Shopping Springfield - Batel
CEP 80420-060 - Curitiba - Paraná - Brasil
Telefone/Fax: +55 (41) 3343 6040

E-mail: info@patadacobra.com.br  URL:  www.patadacobra.com.br

5 Star Instructor Development Dive Resort Patadacobra

     
 

Copyright © by Patadacobra - All rights reserved
Web design by Renieri A. Balestro